Dia 6 de maio é comemorado o Dia Internacional Sem Dieta - mais conscientização e menos neuras
Achou que era brincadeira? Longe disso. Desde 1992 foi criado o movimento do Dia Internacional sem Dieta, para estimular a rejeição à busca do corpo perfeito, e é comemorado todo dia 6 de maio.
Sabe aquela loucura de ficar fazendo dieta a vida toda, esperando atingir um padrão de beleza inatingível? É exatamente pra conscientizar as pessoas sobre a perda de tempo desse comportamento, e dos riscos decorrentes dele, que surgiu o Dia sem Dieta.
O objetivo é destacar a importância de aceitar nosso corpo e levar uma vida mais saudável, mas sem a busca sem fim por um corpo irreal.
Tudo bem se cuidar – o que não faz sentido é se matar com dietas sem sentido, e ainda ter vergonha do próprio corpo. No Dia sem Dieta as pessoas são incentivadas a darem uma pausa na dieta, sem culpa, sem vergonha, comendo para ser feliz.

Dietas desde jovem e transtornos alimentares
Cada vez mais cedo as pessoas começam a se preocupar com a aparência e a encarar dietas loucas – pesquisas mostram que 62,3% DAS ADOLESCENTES e 28,8% DOS JOVENS tentam constantemente perder peso através de alguma dieta. Se antigamente pelo menos se esperava a fase de crescimento para alterar a alimentação, agora nem isso mais.
Um das consequências mais comuns das dietas intermináveis são os transtornos alimentares. Dados mostram que mulheres que fazem DIETA MODERADA tem 5X MAIS CHANCES de desenvolver algum Transtorno Alimentar, em comparação com quem não faz dieta. E as mulheres que fazem DIETA RÍGIDA então,têm 18X MAIS chances de desenvolver o problema.
Um pouco de história
O Dia Internacional Sem Dieta foi criado por Mary Evans Young em 1992. Depois de sofrer bastante tempo com anorexia, Mary resolveu fundar a organização Diet Breakers, para ajudar as pessoas a valorizarem seus corpos.
A organização ajuda a lidar com questões relacionadas à dieta e à conscientização corporal, focando na educação, dieta responsável, e celebrando a diversidade de formas e tamanhos corporais.

O que podemos aprender com o Dia Internacional sem Dieta:
- Amor próprio acima de tudo: aprenda a reconhecer a beleza do teu corpo, como ele é. Mais do que tentar emagrecer, descubra hobbies ativos, saia mais, caminhe, pedale, e busque manter um corpo saudável.
- Diversidade corporal: existem corpos com vários tamanhos, formas e medidas. Abaixo o preconceito e a discriminação de peso!
- As pessoas como elas são: mais do que valorizar a aparência, procure ver as pessoas pelo que elas são, elogiando suas habilidades e comportamentos.
- Dieta consciente: em vez de adotar dietas radicais e acreditar em fake news milagrosas para emagrecer, procure fazer uma reeducação alimentar, para viver bem sem deixar de comer aquilo que você gosta.
E você, como vai aproveitar este Dia Internacional sem Dieta?

Dica: um ótimo jeito de dar aquela escapadinha da dieta e ainda se divertir muito é participar do Tour de Boteco, premiado passeio por bares de Curitiba. Saiba mais sobre esse passeio aqui.
#nodietday #indd #diainternacionalsemdieta #InternationalNoDietDay